Unknown Pleasures - o significado da capa

Salford, Inglaterra
Capas de álbuns sempre foram motivo de discussão e curiosidade entre os fãs. Muitas delas se tornaram grandes mitos da cultura pop, mas talvez nenhuma outra esconda tantos mistérios quanto a capa do primeiro álbum da banda inglesa de pós-punk Joy Division. Referência com seu estilo de som melancólico, a banda liderada por Ian Curtis ficou conhecida por inovar unindo a densidade e o peso do punk a elementos característicos da música eletrônica, o que pode ser visto claramente no primeiro trabalho do grupo.

>> Veja também: perguntamos a um californiano "por quê Los Angeles ama tanto os Smiths". A resposta é surpreendente.



Unknown Pleasures foi lançado em 1979, um pouco antes da morte de Ian Curtis, vocalista da banda. A ideia por trás do famoso desenho que estampava a capa veio do guitarrista Bernard Sumner, que deu as coordenadas aos designers Peter Saville e Chris Mathan.

Muitos fãs até hoje ainda não entendem o verdadeiro significado das ondas que compõem a ilustração da capa, mas, segundo Bernard Sumner, esta ilustração teve origem em um livro de astronomia visto por ele na época.



As ondas na verdade são a morte de uma estrela captada por um medidor de pulsos. Para aumentar ainda mais o mistério, pode-se encontrar na contra-capa do LP a frase: "Isto não é um conceito, é um enigma".

A capa do álbum com o passar dos anos foi se popularizando e ganhando novos formatos. Hoje, ela já está estampada em calçados, camisetas, luvas, cases para celular e até no corpo de muita gente em forma de tatuagem. Eis um caso em que o mistério ajudou a imortalizar um ícone de uma das maiores bandas já vistas pelo mundo.



Abaixo você pode assistir o vídeo que explica mais sobre o desenvolvimento e o significado da capa.

O que você achou disso?

Leia também:

Jim Morrison, morreu mesmo?

Histórias mal contadas, boatos estranhos surgidos com o tempo e possíveis reaparições após a morte até hoje criam muitas teorias em torno da morte do líder do The Doors. Continue lendo

Copyright © 2013 New Yeah Música, todos os direitos reservados.