O efeito Glastonbury

Glastonbury, Inglaterra
Glastonbury é um famoso festival de artes que acontece no interior da Inglaterra. Além de reunir alguns dos principais nomes da música de diversas gerações, o evento é famoso por lançar bandas e catapultar a vendagem dos grupos que sobem ao seu palco.


A banda inglesa de folk Mumford e Sons foi um dos headliners do festival Glastonbury 2013 e teve um inusitado pico de vendas em seus álbuns em todo o mundo, principalmente no Reino Unido. O último álbum da banda, Babel, teve um crescimento de 384% nas vendas em apenas 2 dias, e o disco anterior anterior, Sigh no more, escalou 29 posições no ranking de mais vendidos da Inglaterra, chegando a um inesperado oitavo lugar.

O crescimento de vendas não foi apenas para o Mumford e Sons. Outros dois headliners do evento foram beficiados pelo fenômeno. O Arctic Monkeys, prestes a lançar o seu novo disco, teve um espantoso crescimento de 8.000% (wtf!) nas vendas do seu álbum de estreia, Whatever People Say I Am, That's What I'm Not, de 2006. Os Rolling Stones, veteranos que alavancaram a audiência do evento, também estão nessa: o álbum comemorativo Grrr experimentou um crescimento de 300% nas suas vendas, alcançando o seu melhor momento desde que foi lançado, em 2012.

Mito criado pelos tabloides de música e alimentado pelos fãs de rock em todo o mundo, este fenômeno de visibilidade tem sido um dos maiores atrativos do festival que se mantém no topo das rotas internacionais desde 1970.

Assista alguns shows completos do Glastonbury 2013.

O que você achou disso?

Leia também:

Jim Morrison, morreu mesmo?

Histórias mal contadas, boatos estranhos surgidos com o tempo e possíveis reaparições após a morte até hoje criam muitas teorias em torno da morte do líder do The Doors. Continue lendo

Copyright © 2013 New Yeah Música, todos os direitos reservados.