Experimente: os inrotuláveis da Josh Making Songs

Curitiba, Brasil
A virada dos anos 80 para os 90 marcou uma mudança cultural no mundo da música. Em um movimento ancorado por bandas como Nirvana e Sonic Youth, a cena musical parou de ser dividida em tribos para dar origem a diversas bandas que não pertenciam a um estilo específico. A mistura que na época gerou algumas das melhores bandas da década foi a mesma que gerou o grupo curitibano Josh Making Songs duas décadas mais tarde. Equilibrado sobre o muro estreito que divide o rock alternativo do hardcore, o grupo acaba de lançar um EP que traz o nome da banda e que apresenta ao grande público alguns frutos resultantes da mistura criativa elaborada pela trupe desde 2012.


Pra quem gosta de:Fugazi, Dinosaur Jr, Pavement e Mineral.


Lebenyk, Guga e Felipe já eram amigos de longa data quando resolveram transformar as suas longas conversas em canções que refletissem os gostos diversos que povoavam os seus ouvidos. Encontrar um múltiplo comum entre as intenções dos três amigos não seria tarefa das mais fáceis. Com gostos musicais que iam do punk oitentista ao rock alternativo americano, o trio trabalhou as suas individualidades até encontrar uma coerência sonora onde cada influência tivesse o seu papel fundamental.

A crueza musicalmente trabalhada parece uma contradição em termos, mas faz todo o sentido quando elaborada pela Josh Making Songs.

Quem duvidava do sucesso de tantas influências distintas certamente deve ter queimado a língua ao ouvir o EP de estreia do grupo. Mesmo com pouco tempo de estrada, a Josh Making Songs já soa espantosamente sincronizada. Ao melhor estilo anos 90, o trio efetua um comovente trabalho em equipe onde três talentos em instrumentais simples se somam para promover uma combinação grandiosa, ora marcada pelo estilo lo-fi de bandas como o Pavement, ora permeada pelo peso característico de bandas como o Fugazi.

No talento do grupo paranaense, o que parecia uma combinação perigosa acabou resultando em uma mistura interessante de elementos, onde a simplicidade do grunge, a vitalidade do hardcore e o desespero do emo clássico aparecem fazendo muito sentido quando perfilados lado-a-lado. Os anos 90 viveram da mistura de correntes distintas, e a Josh Making Songs parece ter aprendido a lição dada pelos nomes mais clássicos daquela década.



O EP homônimo do grupo pode ser ouvido e baixado através do Bandcamp oficial da Josh Making Songs. Fotos, bastidores e agenda de shows do grupo podem ser conferidos na fanpage oficial do grupo no Facebook. Já a música de abertura do EP você pode ouvir dando o play aqui embaixo.

O que você achou disso?

Leia também:

Jim Morrison, morreu mesmo?

Histórias mal contadas, boatos estranhos surgidos com o tempo e possíveis reaparições após a morte até hoje criam muitas teorias em torno da morte do líder do The Doors. Continue lendo

Copyright © 2013 New Yeah Música, todos os direitos reservados.