V de Ventura: o novo garage rock paulista

Itaquaquecetuba, Brasil
Pra mostrar que as boas bandas de rock alternativo não são encontradas apenas em garagens de Detroit e Nova York, a V de Ventura apareceu no interior de São Paulo pra trazer a mistura exata entre o indie rock e a MPB, com referências que vão de Alan Moore a Los Hermanos. O resultado extremamente dançante dessa mistura rendeu destaque na cena independente nacional e motivou o lançamento do primeiro trabalho da banda, o EP Petricor.



Misturando rock, MPB e letras improváveis, a V de Ventura aos poucos se estabelece como uma forte promessa na cena paulista.

Formada em 2012, a banda surgiu da amizade entre Caio Camilo e Letícia Portugal, dois amigos que depois de muito tempo tocando juntos decidiram transformar a brincadeira em algo sério. Foi então que Juninho e Ray Carreiro entraram na história e ajudaram a fundar a V de Ventura. O nome do quarteto, por sua vez, é fruto de outra reunião: do título do álbum Ventura, dos Los Hermanos, e do título da HQ V de Vingança, do Alan Moore.

As baladas dançantes, as histórias de amor e os solos de guitarra lembram uma mistura de Strokes e CSS, com os vocais femininos de Letícia quebrando o peso da distorção e dando uma cara diferenciada ao som da banda.

Muitas características tornam o som do grupo pouco comum. O nome criativo das canções (como a impensável "Caleidoscopiar"), os arranjos imprevisíveis e as sonoridades exploradas no EP de estreia mostram que o grupo já nasceu sabendo misturar rock e MPB, em uma junção de influências que vai da Tropicália ao The Kooks.



O EP Petricor é o primeiro trabalho da banda e conta com produção totalmente independente. Lançado em agosto deste ano, o EP contém cinco músicas autorais de primeira linha e já rendeu apresentações ao lado de nomes como Vivendo do Ócio e Supercombo.

O que você achou disso?

Leia também:

Jim Morrison, morreu mesmo?

Histórias mal contadas, boatos estranhos surgidos com o tempo e possíveis reaparições após a morte até hoje criam muitas teorias em torno da morte do líder do The Doors. Continue lendo

Copyright © 2013 New Yeah Música, todos os direitos reservados.