Cartolas - Apavorando o Flashdance

Canoas, Brasil
O rock gaúcho ganhou mais um grande lançamento na última semana. Depois do clipe coletivo de "Alto Lá", os Cartolas liberaram o seu terceiro álbum. Apavorando o Flashdance possui 11 músicas inéditas e já está disponível para download no site oficial da banda.


O novo trabalho dos gaúchos aparece com poucas mudanças em relação aos seus discos anteriores, mas mostra uma perceptível evolução do quinteto quando comparado ao primeiro álbum, "Original de Fábrica", que consagrou a banda com o hit "Cara de Vilão". No disco mais recente, novos elementos dão as caras, as letras evoluem e os arranjos ainda mais criativos acabam dando uma cara nova ao velho e conhecido rock gaúcho.
"novos elementos e arranjos dando uma cara nova ao velho conhecido rock gaúcho."

As mudanças sutis que aparecem no som da banda em Apavorando o Flashdance ficam bem claras com faixas como "Ela É Bem Assim" e "Preto e Branco", A primeira mostra um lado mais pop do grupo e salienta o talento dos Cartolas em compor ótimo refrões. Com características que poderiam  colocar a faixa tanto em um álbum do Franz Ferdinand quanto em uma pista de dança dos ano 70, o arranjo desta canção é um dos pontos fortes do trabalho. "Preto e Branco", por sua vez, é uma das faixas mais "cruas" do álbum, trocando as guitarras e os riffs dançantes de costume por violões, ukelele e mais um refrão marcante - "Se doer, Tylenol, pra secar a lágrima tem o sol".

"Alto lá" não poderia ficar sem destaque. A canção, além de já ter virado clipe antes mesmo do lançamento do álbum, é uma das músicas com mais "cara de Cartolas" do disco. Ela lembra os primeiros hits e também, mais uma vez, dá créditos aos guitarristas Dé Silva e Christiano Dodt, que conseguiram grudar outro refrão na cabeça de quem ouviu a faixa em algum lugar ao longo do último mês.



O projeto conceitual e gráfico do álbum é assinado por Leo Lage e Gabriel Not, já a produção do álbum é de André Brasil, que dividiu com a banda o trabalho de dar forma ao terceiro disco do quinteto. A mixagem e a masterização foram realizadas em Nova York, no Turtle Tone Studios, pelo produtor Michael Fossenkemper, que já trabalho com o Skank, Copeland e Matisyahu.



Os Cartolas nasceram em 2003 na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. Hoje o grupo é formado por Christiano Todt, Dé Silveira, Luciano Preza, Pedro Mariano Wortmann e Pedro Petracco. O grupo já contabiliza três CDs, centenas de shows pelo país e prêmios como Claro Q É Rock e Açorianos no currículo.

O que você achou disso?

Leia também:

Jim Morrison, morreu mesmo?

Histórias mal contadas, boatos estranhos surgidos com o tempo e possíveis reaparições após a morte até hoje criam muitas teorias em torno da morte do líder do The Doors. Continue lendo

Copyright © 2013 New Yeah Música, todos os direitos reservados.