Morrostock: Topsyturvy e Mustaches & Os Apaches

Sapiranga, Brasil
A edição 2013 do Morrostock dará um salto a frente em comparação aos anos anteriores. Desta vez com um número ainda maior de atrações nacionais, o tradicional evento gaúcho receberá nomes como Ratos de Porão, Arnaldo Baptista, Gritando HC, Krisiun e Cartolas a partir do dia 04 de outubro. Mas nem só de nomes carimbados vive o maior festival alternativo do Rio Grande do Sul. Como é de costume, o Morrostock abrirá o seu palco aos novos nomes da música nacional, apresentando ao público alguns grupos que já fazem muito barulho no underground de todo país. Longe dos holofotes que iluminam os peixes grandes da programação, Topsyturvy e Mustache e Os Apaches muito provavelmente roubarão a cena.
 

O rock é invenção dos norte-americanos. Nascido no final da década de quarenta, o estilo se espalhou pelo mundo ganhando novas roupagens por onde passava. Os ingleses arredondaram a fórmula, os argentinos a misturaram com a sua música tradicionalista e os alemães a completaram com música eletrônica. No universo de variações nacionais do rock'n roll, a Topsyturvy produz aquilo que melhor podemos chamar de rock brasileiro, misturando de forma precisa elementos como o ritmo, a distorção e a cadência.
 

Surgida no final da década passada na cidade paulista de Mogi das Cruzes, a Topsyturvy soa como um grupo tropicalista que recebeu um choque de 1000 volts. Reinventando a mistura de jazz, MPB e rock progressivo ensaiada pelos tropicalistas na década de 60, o trio paulista vai um pouco mais longe em suas doses de guitarra, criando uma espécie de tropicalismo pós-AC/DC.

Os experimentos, os improvisos e a criatividade ímpar do grupo foram apresentadas ao mundo no disco Topsyturvy, de 2010, e só evoluíram desde então, como mostram as canções do disco Noises, lançado recentemente. Dando continuidade a sua agenda que já passou por dezenas de cidades em cinco estados do Brasil, o trio paulista sobe ao palco do Morrostock às 17:30 do dia 05 de outubro.
 

No dia 10, é a vez da Mustache e Os Apaches entrar em ação. Com um som menos elétrico e calcado em influências do folk e do country, o grupo notabilizou-se ao longo dos últimos anos pelas suas marcantes apresentações de rua, iniciadas em São Paulo no ano de 2011. Atraindo diferentes públicos em diferentes locais da cidade, o grupo consolidou-se no imaginário urbano da capital paulista. Não demorou muito pra que o seu nome se espalhasse para cidades e até estados vizinhos.



Experimentar a arte do grupo Mustache e Os Apaches implica em encarar uma experiência artística completa, que vai muito além da sua competente mistura entre tons rústicos e eruditos. Vestidos no melhor estilo das jug bands norte-americanas, os integrantes do grupo paulistano são também uma atração visual, que transporta o espectador a lugares e épocas bem distantes. Fazendo de cada calçada um novo palco, a Mustache e Os Apaches nos leva a pensar o que afinal é a música: a megalomania pregada pelos grupos que lotam estádios ao redor do mundo ou a simplicidade de quem dispensa os holofotes porque só precisa de um banjo para tocar fundo no coração das pessoas?

Com o seu show de rua que já passou por diversas cidades do Brasil e da Europa, a Mustache e Os Apaches desembarca em Sapiranga no dia 10 para deixar a Cidade das Rosas ainda mais musical do que de costume. Nesse dia, qualquer esquina poderá ser um alvo.
 

O Morrostock 2013 ocorre de 04 a 13 de outubro em Sapiranga, Rio Grande do Sul. Além das duas bandas paulistas e dos grupos apresentados na semana passada, dezenas de outros artistas estão confirmados na programação que se estenderá por duas semanas em diversos pontos da cidade. Os ingressos para o evento ainda estão à venda em pontos que podem ser conferidos no site www.morrostock.com.br.

O que você achou disso?

Leia também:

Jim Morrison, morreu mesmo?

Histórias mal contadas, boatos estranhos surgidos com o tempo e possíveis reaparições após a morte até hoje criam muitas teorias em torno da morte do líder do The Doors. Continue lendo

Copyright © 2013 New Yeah Música, todos os direitos reservados.