Experimente: Lindberg Hotel

Curitiba, Brasil
Nos anos 80, diversas bandas surgiram no cenário internacional revitalizando o clima cru e soturno inaugurado pela geração de The Doors e Velvet Underground. A influência de bandas como Jesus and Mary Chain e My Bloody Valentine se estendeu às décadas seguintes e foi a base para o surgimento de diversos sons surgidos em tempos posteriores. O grupo curitibano Lindberg Hotel é um dos frutos notáveis deste processo. Capitaneado pelo guitarrista Claudio Romanichen, o conjunto mais alternativo do Paraná faz do amor pela música a sua maior motivação na busca por um lugar ao sol.


Pra quem gosta de:Jesus and Mary Chain, Weezer, Velvet Underground e Pavement.

Existir é persistir. Por mais dolorosa que seja esta máxima, o seu entendimento é o que diferencia os homens dos garotos, e desde cedo Claudio Romanichen viu que as coisas não seriam muito fáceis. Ex-integrante do The Good Witches, grupo pioneiro do power pop na cena curitibana, o guitarrista viu o seu grupo ter fim em 1994, em um acidente trágico que ainda envolveu integrantes da banda Relespública.

Longos 14 anos se passaram até que Claudio finalmente conseguisse ressurgir com um projeto de peso. Ao lado de Bhorel Henrique, ele gravou cinco músicas que foram apresentadas através do seu MySpace, na época ainda referência em divulgação sonora. O resultado animou os criadores e um grupo de amigos foi reunido em torno daquelas canções.



Aos poucos, aquele grupo de amigos foi ganhando força no estúdio, até que chegasse aos palcos em 2012. O encontro com as apresentações ao vivo fez nascer a certeza de que desta vez as coisas engrenariam de fato. E foi o que aconteceu. Misturando ainda influência de bandas como Teenage Fanclub, Stone RosesFlaming Lips, o grupo desfilou o seu repertório pelos palcos da capital paranaense e arquitetou a gravação do seu primeiro álbum.

Gravado de forma caseira, mas com uso de equipamentos profissionais, o disco resumirá a produção da banda entre os anos de 2009 e 2012, apresentando de forma inédita o som lo-fi e assoviável produzido pelos paranaenses. O apanhado de nove faixas entrou recentemente em fase de mixagem, devendo ser lançado de forma física e digital entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014.
 

"E em seguida, já emendaremos a gravação do segundo disco, que contém dez faixas com material mais recente, e que já estamos tocando nas nossas apresentações", lembra Cláudio, que atualmente toca o projeto ao lado do também guitarrista e vocalista Eduardo Ambrósio.

A julgar pelo material disponível na web atualmente, os discos que surgem no horizonte deverão finalmente apresentar a Lindberg Hotel como uma das promessas da música sul-brasileira para o ano de 2014. Que os ventos sigam apontando o rumo certo e que a lógica aconteça finalmente, trazendo reconhecimento ao trabalho de quem está predestinado a brilhar.

O que você achou disso?

Leia também:

Jim Morrison, morreu mesmo?

Histórias mal contadas, boatos estranhos surgidos com o tempo e possíveis reaparições após a morte até hoje criam muitas teorias em torno da morte do líder do The Doors. Continue lendo

Copyright © 2013 New Yeah Música, todos os direitos reservados.