Every Man Is An Island - o metal é coisa nova

Campinas, Brasil
O rock talvez seja o mais diversificado de todos os gêneros musicais. E, de todas as ramificações do rock, a do metal provavelmente seja a que melhor se reproduziu ao longo dos anos, dando origem a uma série de outros sub-gêneros em uma prole bem extensa. Em uma das esquinas da música, o metal se encontrou com o hardcore, e essa fusão deu origem a um movimento que acabou ganhando força em meados dos anos 90, e que se mantém vivo até hoje através de bandas como a  Every Man Is An Island. E o videoclipe de "Wolves", lançado pelos paulistas na semana passada, é uma boa amostra de como a música pesada brasileira conseguiu se reinventar ao longo dos anos.


O metalcore por muito tempo foi comandado por bandas norte-americanas. Só com a popularização do estilo, décadas depois do seu big-bang, foi que novas bandas puderam surgir em outras partes do mundo, sobretudo na Europa, em um movimento que se estendeu aos quatro cantos do planeta com o milagre da internet. A Every Man Is An Island é a ponta do iceberg de uma história que começou há muito tempo.

O som desenhado pelo grupo paulista é brasileiro, mas isso quase nem fica notável por conta do inglês ágil ecoado nas canções. Os vocais rasgados, herança das referências screamo do grupo, dão um peso ainda maior à forte mensagem carregada pela banda: a fé, o amor e a esperança. Outra característica encontrada no som da Every Man Is An Island que a diferencia de outras bandas do gênero é o efeito forte dos backing vocals, que lembram em muito a Underøath ou até mesmo a conhecida A Day to Remember.


Com shows ao lado de grupos com o Dead FishGlóriaNew Found Glory The Used, em países como Brasil, Argentina e Uruguai, o grupo construiu a sua fama sobre os palcos. Com o EP Beyond, lançado em junho do ano passado, a banda começou a construir a sua fama também a partir de uma respeitosa discografia. A produção do disco vinha assinada por Augusto Guimarães, que já havia trabalhado com o grupo December. Na mixagem do trabalho de estréia, aparecia o peso do norte-americano Brendan Duffey, conhecido por seu legado em discos de Angra, Almah e o Kiko Loureiro.

Destaque no EP de estreia, "Wolves" ganhou um videoclipe, lançado ao mundo no último dia 23. A produção audiovisual conta com imagens sombrias e flashes entre a performance da banda e a história contada pela letra bem escrita da canção.

"Down with the gates so much was taken from me.  / Hell can't have what's rightfully mine. / Down with the chains that clench my highest dreams."


Se você nunca imaginou que a fé pudesse se tornar o tema central de uma banda de metalcore, seja bem-vindo ao século 21: um tempo onde o peso abandonou o clichê dos temas habituais para unir a esperança e a distorção.

Para acompanhar esse grande trabalho, curta a página oficial da Every Man Is An Island no Facebook, conheça o canal do grupo no YouTube e, se puder, adquira o excelente "Beyond" na Itunes Store.

O que você achou disso?

Leia também:

Jim Morrison, morreu mesmo?

Histórias mal contadas, boatos estranhos surgidos com o tempo e possíveis reaparições após a morte até hoje criam muitas teorias em torno da morte do líder do The Doors. Continue lendo

Copyright © 2013 New Yeah Música, todos os direitos reservados.