Zava: em várias direções, mas sempre no rumo certo

Caxias do Sul - RS, Brasil
Os anos 90 foram marcados por fusões de ritmos que deram novos ares à música mundial, onda na qual embarcaram nomes como Red Hot Chili Peppers, Faith no More, Raimundos e Skank. Essa criatividade para misturar de forma inusitada transformou a década em uma das mais ricas da história,  e é justamente esta riqueza dos anos 90 que a banda gaúcha Zava decidiu resgatar com o bom e velho rock explorado em suas canções.

Banda ZAVA

Nascida em 2003, na cidade de Caxias do Sul, a banda Zava ganhou destaque por unir várias influências em uma mesma identidade sonora. O som do grupo, desde a sua fundação, é marcado por um mix de gêneros musicais. Entre uma música e outra é possível notar fortes influências do nosso mainstream nacional,  com pitadas do indie rock britânico, o que deixa a sonoridade do grupo extremamente digerível aos nossos ouvidos, mesmo que por alguns instantes apresente arranjos mais complexos.

O primeiro disco do trio, Dual (2009) reuniu arranjos que nos lembram desde os Paralamas do Sucesso até o Charlie Brown Jr. Em outras canções, quem rege a sintonia do grupo é a forte a presença de baterias agressivas, que intercalam-se com momentos intensos onde a música passa a ser conduzida pela voz marcante do vocalista João Perez.



Tremulando também a bandeira do rock contemporâneo, o trio inovou a sua própria fórmula ao lançar em dezembro de 2013 o seu EP homônimo, primeiro trabalho da banda gravado de forma totalmente independente. O disco é composto por quatro faixas que marcam a evolução do grupo nesses 10 anos de estrada. Com uma linguagem mais filosófica, o EP nos leva em uma viagem mais profunda do que o trabalho anterior.

A faixa "Uma Nova Era" é uma crônica sobre as escolhas que tomamos, mostrando que mesmo errando podemos recomeçar do zero sem ter medo de arriscar tudo de novo. Quando a banda relembra o pensador Jean-Paul Sartre na última faixa do EP, "Náusea", o disco já passou por diversos sentimentos distintos, diversas experiências contrastantes e referências musicais que voaram entre The Mars Volta, Closure in Moscow e The Fall Of Troy. Analisando a qualidade das letras e a bagagem musical do trio, não tem como não achar o EP uma pérola merecedora de toda a atenção.

A Zava é formada atualmente por João Perez, André Quadros e Daniel Terribile, que são responsáveis por essa explosão de energia presente nos dois discos do grupo. Mais informações sobre a banda podem ser coletadas na Fanpage Oficial da Banda Zava e no SoundCloud onde os criativos moços de Caxias do Sul postam as suas novidades criativas.

O que você achou disso?

Leia também:

Jim Morrison, morreu mesmo?

Histórias mal contadas, boatos estranhos surgidos com o tempo e possíveis reaparições após a morte até hoje criam muitas teorias em torno da morte do líder do The Doors. Continue lendo

Copyright © 2013 New Yeah Música, todos os direitos reservados.