Os Fantomaticos e o mantra em linguagem radiofônica

Porto Alegre, Brasil
"Então posso ver a luz surgir na escuridão / todo nosso medo se vai".

Quem já tentou meditar ouvindo música sabe o efeito prático que os versos ensolarados têm sobre o estado de concentração. Mas, antes que isso pareça um ensaio sobre músicas compostas especialmente para meditar, saliento que os versos citados no início deste texto estão em uma letra de rock. Elas poderiam ser as frases iniciais de um dos sonoros mantras de Deva Premal, mas resolveram atravessar o oceano, ancorar em Porto Alegre e figurar no mais novo single dos Fantomaticos. Em sua novíssima fase, o grupo porto-alegrense absorve a leveza textual e a estética zen dos mantras, mas reconstrói tudo dentro de uma concepção pop permeada pelas influências sessentistas que acompanham o grupo desde o seu primeiro disco.



O clipe dirigido por Patrícia Barbieri foi gravado com o auxílio de um drone, o que explica as belas paisagens vistas ao longo da obra.

"Keep Calm", cujo clipe foi levado ao ar na última terça-feira, é a música principal do novo single da banda, e marca o primeiro registro dos Fantomaticos desde o barulhento e deliciosamente confuso Veja Bem à Sua Volta. Desta vez, ao contrário do que fez no trabalho anterior, o grupo gaúcho freia na distorção e nos grooves. Preferindo o flerte com instrumentações acústicas, os Fantomaticos dão seguimento a uma sonoridade que começou a ser lapidada lá no disco de estreia, mas que encontra o seu melhor momento no trabalho recentemente lançado.

Fantomaticos - Keep Calm

Fantomaticos versão 2015: menos guitarras e mais incensos (Foto: Fábio Alt)

Mais preocupada em criar do que em assumir rótulos, a banda ainda assim não abandona totalmente o trabalho anterior. A chuva de camadas instrumentais, agora menos elétrica do que há um ano, ainda é a característica mais marcante do som. A atmosfera carregada se reflete no clima de "Tudo Se Consome", lado B do single - menos zen, mas também competente na geração de paisagens, abrilhantada pela participação de Pedro Gonzaga em um impensável saxofone.



As duas canções que mostram a nova cara dos Fantomaticos devem estar no próximo disco completo da banda, previsto para o primeiro semestre de 2016. O disco, por sua vez, marcará também o início da parceria com a Ué Discos, editora gaúcha que estará por trás dos lançamentos dos Fantomaticos a partir de agora.

Enquanto o disco não vem, a banda trata de divulgar as novidades que surgiram até agora. Por isso, no dia 24 de junho, o Bar Ocidente em Porto Alegre recebe o show de lançamento do single Keep Calm. Mais informações sobre o show podem ser vistas no evento oficial, no Facebook.

A minha dica é: se puder, vá ao show. Depois me conte se funcionam sobre o palco as músicas que, escutadas pelos fones, já me levaram para bem longe. Se o show trouxer boas vibrações, terá sido 100% efetivo. Afinal, é para isso que serve um mantra, principalmente quando ele vem acompanhado de rock'n roll.

Para acompanhar as novidades dos Fantomaticos, dê um like na página do grupo no Facebook: www.facebook.com/fantomaticos.oficial

O que você achou disso?

Leia também:

Jim Morrison, morreu mesmo?

Histórias mal contadas, boatos estranhos surgidos com o tempo e possíveis reaparições após a morte até hoje criam muitas teorias em torno da morte do líder do The Doors. Continue lendo

Copyright © 2013 New Yeah Música, todos os direitos reservados.