10 estrelas do rock que gravaram músicas de Natal

Porto Alegre
O Natal é inevitável à música pop. No Brasil, o disco de canções natalinas da cantora Simone, por exemplo, é quase tão obrigatório quanto o peru nesta época do ano. Na Inglaterra, artistas travam anualmente uma acirrada disputa pelo posto de disco mais vendido das paradas natalinas: é a época do ano em que mais se vende discos no Reino Unido e as cifras de dezembro são fundamentais para dar fôlego às gravadoras. Nos Estados Unidos, país famoso pela sua tradição cristã, foi onde surgiu a moda de artistas populares gravarem discos com clássicos natalinos para sonorizar a ceia do pessoal. A moda que começou com artistas de jazz chegou no rock e depois se espalhou pelo mundo.



É sério. Fizemos uma lista de 10 nomes de peso do rock que entraram no clima de Santa Claus e gravaram músicas cobertas de frutas cristalizadas.

1. Elvis Presley

O Rei do Rock gravou mais de um álbum dedicado somente a canções de Natal, sendo Elvis' Christmas Album (1957) o primeiro e mais bem sucedido deles. O disco chamou a atenção por apresentar um Elvis cantando em notas mais graves do que de costume, dando novas formas a clássicos como "Silent Night", que aqui no Brasil chamamos de "Noite Feliz".



2. Beach Boys

Antes de se tornarem uma das maiores bandas psicodélicas dos anos 60, os Beach Boys passaram um longo tempo sendo bons moços e gravando a trilha sonora perfeita para a juventude pós-guerra norte-americana. A fase de letras recheadas de praias, surf, sorvete e beijocas culminou em Christmas Album (1964). Com a mesma felicidade de sempre, o grupo de Brian Wilson se aproximava um pouco do jazz. Três anos mais tarde, eles gravariam o disco Pet Sounds, entrariam para a história do rock e passariam a figurar na lista negra das "famílias de bem".



3. Ramones

O clássico grupo de Forest Hills (NY) não dedicou um disco inteiro às festividades de final de ano, mas fez questão de exalar positividades na dançante "Merry Christmas (I Don't Want To Fight Tonight)", do disco Brain Drain (1989). Mas o álbum ficaria conhecido mesmo pelo mega sucesso de "Pet Sematary" e "I Believe In Miracles". Ao lado de canções macabras e filosóficas, o tema de natal soou meio deslocado, mas ajudou o disco a obter boas vendas, inclusive no Brasil, que viu nascer a sua febre pela banda justamente a partir deste trabalho.



4. Weezer

A maior banda de rock alternativo dos anos 90 influenciou quase tudo o que veio depois dela, mas não se acomodou e continuou inovando sempre. Em 2008, o grupo do vocalista Rivers Cuomo foi o centro das atenções em um game de iPhone chamado Christmas with Weezer. A trilha sonora do game acabou depois virando um EP de mesmo nome, lançado ainda em 2008.



5. Billy Idol

Billy foi um dos maiores nomes da música norte-americana nos anos 80. Depois disso, fez de tudo um pouco. Abandonou o punk rock, passeou por outros estilos, arriscou ser ator algumas vezes e até escreveu uma autobiografia. Numa dessas idas e vindas, gravou um disco com músicas natalinas, Happy Holidays (2006), que foi promovido com uma série de vídeos como este que você pode ver abaixo.



6. The Killers

Uma das bandas mais populares da primeira década do século XXI também resolveu fazer do Natal um assunto de canção. A ideia deu origem ao single "A Great Big Sleigh", disponibilizado pelo grupo no iTunes em 2006. A intenção, no entanto, não era comercial, como explicou o líder Brandon Flowers. "Às vezes você fica tão absorvido pelo trabalho que acaba se esquecendo de se divertir e ser gentil com as pessoas". Gentil e divertida, a canção dos Killers realmente não deixou a desejar.



7. Panic! At The Disco

A banda de Brendon Urie nunca escondeu que adora as festividades do calendário norte-americano. O grupo já gravou canções em homenagem ao Halloween e é presença garantida em festivais populares do Dia de Ação de Graças. Em 2010, o grupo deixou-se também seduzir pelo Papai Noel e gravou o bom single "White Christmas", clássico nacional na voz de Bing Crosby.



8. New Found Glory, All Time Low, Yellowcard e mais um pessoal de peso da cena punk norte-americana

Diversas bandas foram reunidas pela gravadora Fearless Records para conceber um disco de Natal que passou longe da breguice que normalmente assola esse tipo de produção. O resultado foi o disco Punk Goes Christmas (2013), no qual o New Found Glory emplacou um belo hino de Natal anti-consumista.



9. Rob Halford

Conhecido por sua voz gutural e por suas roupas de couro à frente do grupo Judas Priest, Rob Halford costuma ser invadido pelo espírito natalino como poucos. Em entrevistas, já pediu que os norte-americanos não esquecessem que o verdadeiro significado do natal é "a paz, o amor e o nascimento de Jesus Cristo". Disse mais: "Eu sei que o Natal é bastante massificado pelo consumo e pelo comércio, mas num todo sabemos o verdadeiro significado da data. Acho que é um momento importante para estar animado". Sabendo que ele é desses, fica mais fácil de entender a sua interpretação de "Oh Holy Night", presente no disco Halford III: Winter Songs (2009).



10. U2

O grupo de Bono, cujas canções são entoadas em diversas igrejas da Irlanda, nunca escondeu a sua relação com a cultura cristã. No seu auge, o grupo fortaleceu a causa ao gravar a canção "Christmas, Baby Please Come Home", que veio ao grande público mesmo somente em 2009, como parte disco Medium, Rare & Remastered. Amanhã, quando o peru estiver na mesa, lembre-se que Bono Vox lhe deseja um feliz natal.

O que você achou disso?

Leia também:

Jim Morrison, morreu mesmo?

Histórias mal contadas, boatos estranhos surgidos com o tempo e possíveis reaparições após a morte até hoje criam muitas teorias em torno da morte do líder do The Doors. Continue lendo

Copyright © 2013 New Yeah Música, todos os direitos reservados.