Singles dos anos 2000: Ashes of American Flags

Chicago
Yankee Hotel Foxtrot, quarto disco do Wilco, teve um nascimento difícil. Primeiro, o líder Jeff Tweedy perdeu seu parceiro de composição Jay Bennet numa discussão acirrada sobre qual caminho o disco deveria seguir. Depois, a gravadora Reprise recusou as músicas que o grupo havia gravado para o álbum. Foi necessário que a banda disponibilizasse tudo de graça na internet e, depois de 300 mil downloads, visse a gravadora mudar de ideia, decidindo lançar o material. Quando isso aconteceu, foi a vez da banda torcer o nariz, se negar a entregar o material e lançar tudo pelo selo Nonesuch. O principal pilar do disco era "Ashes of American Flags", uma balada que caminha, ofega, para e luta diante da insegurança e do consumismo.

Ashes of American Flags

As feridas pessoais do líder Jeff Tweedy aparecem em versos como All my lies are always wishes / I know I would die if I could come back new (Todas as minhas mentiras são sempre desejos / Eu sei que eu morreria se eu pudesse voltar renovado), dando um tom pessoal ao discurso, mas o título, também usado mais tarde para nomear o DVD da tour, era extremamente provocativo.

Em 2002, os EUA ainda viviam o trauma do 11 de setembro, e o disco que carregava duas torres em sua capa. No set, ainda havia uma canção chamada "War on War" e outra canção onde "prédios altos tremem". O disco todo era uma obra anti-nacionalista, a trilha sonora perfeita para um país ferido, com seu patriotismo atingido gravemente e sua bandeira, orgulhosa, transformada em cinzas, como conta a principal faixa do registro.

Do livro 1001 Músicas Para Ouvir Antes de Morrer (DIMERY, 2012)

O que você achou disso?

Leia também:

Jim Morrison, morreu mesmo?

Histórias mal contadas, boatos estranhos surgidos com o tempo e possíveis reaparições após a morte até hoje criam muitas teorias em torno da morte do líder do The Doors. Continue lendo

Copyright © 2013 New Yeah Música, todos os direitos reservados.