Imagens: personalidades ontem e hoje em traço de artista colombiano

Porto Alegre, Brasil
O ilustrador colombiano Fulvio Obregon, que assina seus trabalhos como Fulaleo, foi notícia no Brasil em 2015 com a sua série de desenhos Yo & mi otro yo (Eu e meu outro eu). A série trazia uma série de personalidades que pousavam ao lado de si mesmas rejuvenescidas, em traços que criavam uma espécie de máquina do tempo.



Michael Jackson (Fulaleo)

Contatado pelo New Yeah, o ilustrador comentou que tudo foi inspirado pela foto de uma prima sua, que apresentava ela em dois momentos da vida através de um recurso de montagem. Envergonhada, a prima não autorizou que ele mostrasse a fotografia que deu origem ao trabalho.



Paul McCartney (Fulaleo)

Fulaleo também comentou que o Brasil foi o país onde o seu trabalho mais fez barulho, mas que as maiores portas profissionais abertas pela boa recepção acabaram vindo dos Estados Unidos, onde diversas marcas acabaram contratando os seus traços.



Mick Jagger (Fulaleo)

Do Brasil, contou o ilustrador, infelizmente vieram algumas notícias e propostas que não agradaram muito. Tão logo a série começou a gerar barulho em portais de notícia, uma loja online de t-shirts ofereceu a ele uma parceria: a loja produziria produtos utilizando a série como estampa e, como pagamento, daria ao artista algumas camisetas. A proposta acabou sendo rejeitada pelo autor dos desenhos.



Steve Jobs (Fulaleo)

Em outra oportunidade, Fulaleo descobriu que uma outra loja brasileira já estava utilizando os seus desenhos para estampar produtos sem a sua autorização. O artista comentou que tudo foi resolvido amigavelmente e os produtos foram retirados do ar.



Robert De Niro (Fulaleo)

Comentei com o Fulaleo que, embora a legislação brasileira tenha avançado nos últimos anos, existe no Brasil uma cultura forte de achar que tudo o que está na web não pertence a ninguém e pode ser reaproveitado sem qualquer aviso prévio. Ele descobriu isso na prática. Na nossa conversa, lamentou que seja assim, mas também agradeceu aos fãs brasileiros que simplesmente admiraram o seu trabalho, porque a repercussão da série até hoje lhe rende frutos.



Al Pacino (Fulaleo)

Artista que se tornou conhecido através da internet mas que também é bastante ligado às formas mais tradicionais de divulgação da arte, o colombiano sonha em poder expôr os seus desenhos no Brasil em alguma galeria física. Além da série que ganhou visibilidade em todo o continente, Fulaleo possui outras obras, com traços variados e temáticas diversificadas.



Bill Gates (Fulaleo)

Outras obras de Fulvio Obregón podem ser conferidas no seu Behance: www.behance.net/fulaleo 

O que você achou disso?

Leia também:

Jim Morrison, morreu mesmo?

Histórias mal contadas, boatos estranhos surgidos com o tempo e possíveis reaparições após a morte até hoje criam muitas teorias em torno da morte do líder do The Doors. Continue lendo

Copyright © 2013 New Yeah Música, todos os direitos reservados.