As melhores músicas para acordar, segundo a ciência

Porto Alegre, Brasil
Há algum tempo, um estudo norte-americano apontou que o café só é eficaz para fazer acordar se for tomado dentro de alguns horários específicos. Então, se você quer realmente abrir os olhos de manhã, talvez a melhor saída seja apostar menos na bebida matinal e selecionar melhor a primeira playlist do seu dia. Um estudo publicado no final do ano passado pela Universidade de Cambridge mostra que algumas canções, com determinados elementos de arranjo e melodia, podem fornecer energia e motivação logo nos primeiros instantes de audição.



Os estudos foram comandados pelo psicólogo David Greenberg, que afirma haver canções mais adequadas para quem quer "despertar com menos sofrimento". Segundo o especialista, é normal que as pessoas acordem com pouca energia, e também é natural que o mau humor matinal piore ainda mais as coisas, repelindo as energias que poderiam vir a partir dos primeiros raios de luz recebidos pelas retinas. A solução, portanto, é buscar por alternativas que injetem otimismo no ouvinte, acelerando este processo de reposição energética.

Como agentes motivadoras, saem na frente canções com andamento mais acelerado (100 a 130 batidas por minuto), com arranjo crescente (começando mais silenciosas e terminando mais barulhentas) e compostas por palavras otimistas (uma vez que o conteúdo do que se ouve e o otimismo da voz do cantor também são importantes).

As 20 músicas perfeitas para ouvir logo cedo, listadas pelo psicólogo, vão de Imagine Dragons à Demi Lovato, passando por Bill Withers, Sam Smith e Arcade Fire. Escute abaixo:

O que você achou disso?

Leia também:

Jim Morrison, morreu mesmo?

Histórias mal contadas, boatos estranhos surgidos com o tempo e possíveis reaparições após a morte até hoje criam muitas teorias em torno da morte do líder do The Doors. Continue lendo

Copyright © 2013 New Yeah Música, todos os direitos reservados.